Intervenções Para Prevenir Riscos Psicossociais Do Trabalho De Profissionais Da Saúde No Brasil E No Peru: Revisão Sistemática Com Base No Scoping Study

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A pesquisa teve como objetivo comparar ocorrência de intervenções para prevenir RPT de profissionais da saúde no Brasil e no Peru. Fez-se revisão sistemática com base no scoping study nas bases PubMed, EBSCO-Host, BioMed Central, Embase, CINAHL, Lilacs, Cochrane Register of Trials, Web of Science e arquivo adicional da Ibict (Brasil) e da Concytec (Peru). Identificaram-se 2.466 estudos, restando 19, após a análise. A intervenção preventiva detectada como privilegiada e de maior utilidade tem abrangência no treinamento, mas para dimensões intrínsecas a mudanças de comportamentos complexos, cujos assuntos foram: aperfeiçoamento do diálogo da equipe na gestão de conflitos; melhora de interação na prática profissional. Intervenções de sucesso foram: formatos interativos didáticos e mistos ou workshops inserindo compromisso de chefes e funcionários da saúde, acima de três semanas, para promoção de tarefas de prática profissional; ao redor de seis meses, para tarefas problemáticas na saúde, desenvolvimento de liderança na gestão educacional e trabalho colaborativo. Implicações para cultura preventiva nos estabelecimentos da saúde, precisa-se agir nas intervenções e planos de pesquisa, para o desenvolvimento e promoção de relações trabalhistas preconizadas e transparentes.